esqueceu sua senha?         cadastre-se
busca   loja          aquele abraço  
 
   
 


A Jovem Guarda, como também ficou conhecido o estilo e o próprio grupo de cantores e compositores que faziam o programa, surgiu num momento em que a música brasileira se debatia entre uma Bossa Nova mais conservadora e as canções de protesto. Atuando como tradutora nacional do rock’n’roll, a Jovem Guarda vai ganhar o grande público, tornando-se
o primeiro fenômeno de massa da cultura pop no Brasil. Suas canções
e guitarras elétricas despertam a atenção dos tropicalistas, que utilizam estrategicamente sua irreverência. A aceitação do “pop nacional” por Caetano Veloso e Gilberto Gil – a partir de uma dica de Maria Bethânia – foi decisiva para o movimento.

Augusto de Campos chama atenção para o fato de, mesmo cantando rock’n’roll, Roberto e Erasmo Carlos estarem muito mais próximos do estilo de cantar inaugurado por João Gilberto do que os novos bossanovistas como Elis Regina ou os cantores de protesto como Geraldo Vandré.
Atentos a essa nova informação, os tropicalistas não só defenderam
a Jovem Guarda como cantaram músicas de Roberto e Erasmo Carlos
em discos e apresentações.

     
Da Jovem Guarda a João Gilberto
legendas e créditos fotos/obras
     
  voltar      topo      home produção acadêmica      bibliografia      filmografia      ficha técnica      fale com a gente      cadastre-se  
  Parceria:
Realização:   Patrocínio: