cultura brasileira – anos 60/70

ALMEIDA, Maria Hermínia Tavares e WEIS, Luiz, “Carro Zero e Pau-de Arara: o cotidiano da oposição de classe média ao regime militar.”, in SCHWARCZ, Lilia Moritz (org.). História da Vida Privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia da Letras, 1998, pp. 319-410.

BAHIANA, Ana Maria. Nada será como antes: MPB nos anos 70. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

BARCELOS, Jalusa. CPC da UNE – uma história de paixão e consciência. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.

BOSI, Ecléa. Cultura de Massa e Cultura Popular: leituras operárias. Petrópolis: Vozes, 1986 (6o ed.)

BRITO, Ronaldo. As ideologias construtivas no ambiente cultural brasileiro. In: AMARAL, Aracy. Projeto construtivo brasileiro na arte: 1950-1962. Rio de Janeiro, MAM; São Paulo, Pinacoteca do Estado, 1977, p. 303-310.

BRITO, Ronaldo de. Neoconcretismo: Vértice e Ruptura do projeto construtivo brasileiro. Rio de Janeiro: FUNARTE/INAP, 1985.

CASTRO, Ruy. Chega de saudade: a história e as histórias da bossa nova. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CONTIER, Arnaldo. “Edu Lobo e Carlos Lyra: o nacional e o popular na canção de protesto”. In: Revista Brasileira de História, v. 18 / n. 35, ANPUH/Humanitas, 1998, 13-52.

CORDEIRO, Waldemar; CHAROUX, Lothar et alli. Manifesto ruptura. In: AMARAL, Aracy. Projeto construtivo brasileiro na arte: 1950-1962. Rio de Janeiro, MAM; São Paulo, Pinacoteca do Estado, 1977, p. 69.

CORDEIRO, Waldemar. O objeto. In: AMARAL, Aracy. Projeto construtivo brasileiro na arte: 1950-1962. Rio de Janeiro, MAM; São Paulo, Pinacoteca do Estado, 1977, p. 74-75.

COSTA, Armando; PONTES, Paulo; VIANNA FILHO, Oduvaldo; BOAL, Augusto.Opinião. In: ARANTES, Otilia; FAVARETTO, Celso; JÚNIOR, Matinas Suzuki. Arte em revista. Ano 1. Número 1. São Paulo: Centro de Estudos de Arte Contemporânea, 1979, p. 57-59.

DE LEMOS, Tite. A guinada de José Celso. In: ARANTES, Otilia; FAVARETTO, Celso;

JÚNIOR, Matinas Suzuki. Arte em revista. Ano 1. Número 2. São Paulo: Centro de Estudos de Arte Contemporânea, 1979, p. 45-50.

DE MORAIS, Pessoa. Tradição e Transformação no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

DIAS, Antonio et alli. Declaração de princípios básicos da vanguarda. In: FERREIRA, Glória. Crítica de arte no Brasil: temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006, p. 149-150.

DUARTE, Paulo Sérgio. Modernos fora dos eixos. In: FERREIRA, Glória. Crítica de arte no Brasil: temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006, p. 128-134.

DUARTE, Paulo Sérgio. Anos 60 – Transformação da arte no Brasil. Rio de Janeiro: Campos Gerais, 1998.

FÁVERO, Osmar (org.). Cultura Popular/Educação popular: memórias dos anos 60.Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.

FICO, Carlos. Reinventado o otimismo. Ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1997.

GASPARI, Elio;HOLLANDA, Heloísa Buarque de; VENTURA, Zuenir. Cultura em trânsito: da repressão à abertura. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.

GOMES, Paulo Emílio Salles. A criação de uma consciência cinematográfica nacional. In:

ARANTES, Otilia; FAVARETTO, Celso; JÚNIOR, Matinas Suzuki. Arte em revista. Ano 1. Número 2. São Paulo: Centro de Estudos de Arte Contemporânea, 1979, p. 71-84.

GULLAR, Ferreira et alli. Manifesto neoconcreto. In: AMARAL, Aracy. Projeto construtivo brasileiro na arte: 1950-1962. Rio de Janeiro, MAM; São Paulo, Pinacoteca do Estado, 1977, p. 80-84.

GULLAR, Ferreira. Teoria do Não-objeto. In: AMARAL, Aracy. Projeto construtivo brasileiro na arte: 1950-1962. Rio de Janeiro, MAM; São Paulo, Pinacoteca do Estado, 1977, p. 85-94.

GULLAR, Ferreira. Vanguarda e Subdesenvolvimento – ensaios sôbre arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.

GULLAR, Ferreira. Cultura Posta em questão. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1963.

JABOR, Arnaldo. “Debaixo da Terra”. O Pasquim, n. 131, 4-10 de janeiro de 1972, pp.12-14.

KRAUSCHE, Valter. Música popular brasileira: da cultura de roda à música de massa. São Paulo: Brasiliense, 1983.

LEITE, Sebastião Uchoa. “Cultura popular: Esboço de uma resenha crítica” in:Revista Civilização Brasileira. Ano I – N. 4, setembro de 1965

MANIFESTO MÚSICA NOVA. In: ARANTES, Otilia; FAVARETTO, Celso; JÚNIOR, Matinas Suzuki. Arte em revista. Ano 1. Número 1. São Paulo: Centro de Estudos de Arte Contemporânea, 1979, p. 33-35.

MARTINS, Carlos Estevam. Anteprojeto do Manifesto do CPC. In: ARANTES, Otilia;

FAVARETTO, Celso; JÚNIOR, Matinas Suzuki. Arte em revista. Ano 1. Número 1. São Paulo: Centro de Estudos de Arte Contemporânea, 1979, p. 67-79.

MARTINS, Carlos Estevam. A questão da cultura popular. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1963

MEIRELES, Cildo. Inserções em circuitos ideológicos. In: MEIRELES, Cildo. Cildo Meireles. Rio de Janeiro: Funarte, 1981, p. 24.

MICELI, Sérgio.  Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das letras, 2001.

MICELI, Sérgio. (org.) Estado e Cultura no Brasil. São Paulo: Difel, 1984.

MILLER, Sidney. “Os festivais no Panorama da Música Popular Brasileira” in: RCBAno IV – N. 17, janeiro-fevereiro de 1967.

MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da Cultura Brasileira. São Paulo: Ática, 1977.

NAVES, Santuza Cambraia. “A canção crítica”. In: TRAVASSOS, Elizabeth (org.). A palavra cantada. Rio de Janeiro: Sete letras, 2000.

OITICICA, Hélio. Cor, tempo e estrutura. In: AMARAL, Aracy. Projeto construtivo brasileiro na arte: 1950-1962. Rio de Janeiro, MAM; São Paulo, Pinacoteca do Estado, 1977, p. 268-272.

OITICICA, Hélio. Situação da vanguarda no Brasil (propostas 66). In: FERREIRA, Glória. Crítica de arte no Brasil: temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006, p. 147-148.

OPINIÃO, Grupo. O teatro, que bicho deve dar? In: ARANTES, Otilia; FAVARETTO, Celso;

JÚNIOR, Matinas Suzuki. Arte em revista. Ano 1. Número 2. São Paulo: Centro de Estudos de Arte Contemporânea, 1979, p. 37-39.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e Identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 1985.

PEDROSA, Mário. Arte ambiental, arte pós-moderna, Hélio Oiticica. In: FERREIRA, Glória. Crítica de arte no Brasil: temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006, p. 143-145.

PEDROSA, Mário. Do porco empalhado ou os critérios da crítica. In: FERREIRA, Glória. Crítica de arte no Brasil: temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006, p. 207-210.

POERNER, Arthur José.  O poder jovem: história da participação política dos estudantes brasileiros. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

“Que caminho seguir na música popular brasileira”. Mesa Redonda publicada naRevista Civilização Brasileira n°7, edição de maio de 1966.

RICARDO, Sérgio. Quem quebrou meu violão. Rio de Janeiro: Record, 1991.

RISÉRIO, Antônio. Caymmi: uma utopia de lugar. São Paulo: Perspectiva: Copene, 1993.

ROCHA, Glauber. “Estética da Fome”. In: Revista Civilização Brasileira, n°3, Julho de 1965.

ROCHA, Glauber. Revolução do Cinema Novo. Rio de Janeiro: Alhambra, 1981.

RODRIGUES, Nelson. O Remador de Ben-Hur – confissões culturais. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1996.

RODRIGUES, Nelson. A Cabra Vadia – novas confissões. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1996.

SANFELICE, José Luís. Movimento Estudantil: a UNE na resistência do golpe de 64.São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1986.

SCHWARTZ, Jorge e SOSNOWSKI, Saúl (org.) Brasil: o trânsito da memória. São Paulo: EdUSP, 1996.

SEVERIANO, Jairo e HOMEM DE MELLO, Zuza. A Canção no Tempo – 85 anos de músicas brasileiras vol. 2 (1958-1985). São Paulo: Ed. 34, 1998.

SGANZERLA, Rogério. O bandido da luz vermelha. In: ARANTES, Otilia; FAVARETTO, Celso; JÚNIOR, Matinas Suzuki. Arte em revista. Ano 1. Número 1. São Paulo: Centro de Estudos de Arte Contemporânea, 1979, p. 18-19.

SOUZA, Tárik de. O som nosso de cada dia. Porto Alegre: LP&M, 1983.

TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo: Edusp, 1996.

TELLES, José. Do frevo ao manguebeat. São Paulo: Editora 34, 2000.

TINHORÃO, José Ramos. História Social da Música Popular Brasileira. São Paulo: Ed. 34, 1997.

TINHORÃO, José Ramos. Música Popular: um tema em debate. São Paulo: Ed. 34, 1997

TINHORÃO, José Ramos. Pequena História da Música Popular Brasileira (da modinha à canção de protesto). Petrópolis: Vozes, 1974.

TOLEDO, Caio Navarro. ISEB: fábrica de ideologias. São Paulo: Ática, 1982.

VENTURA, Zuenir. 1968: o ano que não terminou. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1988.

VIANY, Alex. O velho e o novo. In: ARANTES, Otilia; FAVARETTO, Celso; JÚNIOR, Matinas Suzuki. Arte em revista. Ano 1. Número 2. São Paulo: Centro de Estudos de Arte Contemporânea, 1979, p. 56-69.