Identifisignificados

62

Brasil

- O ano também é de grandes conquistas para o Brasil. O filme “O Pagador de Promessas”, adaptação do produtor, diretor e ator brasileiro Anselmo Duarte da peça homônima de Dias Gomes, recebe a Palma de Ouro do Festival Internacional do Filme de Cannes, na França. É a primeira vez que um filme brasileiro ganha o prêmio máximo do festival.

- É lançado o filme Cinco vezes favela, cujos curtas-metragens trariam alguns dos principais diretores do Cinema Novo.

- No futebol, o País confirma uma geração de ouro e conquista com a Seleção Brasileira de Futebol o bicampeonato da Copa do Mundo ao vencer por 3 a 1, em Santiago, Chile, a seleção da Tchecoslováquia.

- Para fechar o ano de glórias, em 21 de novembro, a Bossa Nova conquista Nova York. Cerca de 3 mil pessoas lotam o Carnegie Hall para assistir a uma apresentação dos músicos, compositores e cantores João Gilberto, Carlos Lyra, Oscar Castro Neves, Luiz Bonfá, Sérgio Mendes, Bola Sete, Carmem Costa, José Paulo, Agostinho dos Santos, Sérgio Ricardo, Roberto Menescal, entre outros. Ao menos na música e no futebol, a consagração internacional do País estava consolidada.