Identifisignificados

a despedida

Curiosidades

Noite de 20 de julho de 1969. A data histórica em que o primeiro homem chegou à lua também marcou a despedida de Gil e Caetano do Brasil por causa do exílio imposto pelos militares em um show marcado pela emoção, tendo como cenário uma enorme bola amarela projetada no fundo do teatro Castro Alves, em Salvador.

Um show de despedida, além de possibilitar a arrecadação de fundos para a viagem dos dois ao exílio, já que ambos estavam, há tempos impedidos de trabalhar, ainda seria uma bonita e justa homenagem aos ícones do tropicalismo. Após serem soltos na Quarta-Feira de Cinzas, os dois seguiram para Salvador onde, por cinco meses, foram submetidos a um regime de prisão domiciliar, vivendo em um círculo super restrito de amigos e familiares. Não podiam conceder entrevistas nem participar de gravações e ainda tinham que se apresentar todos os dias no quartel da Polícia Federal.

Diante deste cenário, conseguir a autorização para este show de despedida não foi nada fácil. As negociações com os militares foram arrastadas e intermediadas pelo comandante da Polícia Federal de Salvador. Quando finalmente chegaram a um acordo a única determinação era de que Gil e Caetano deveriam deixar definitivamente o Brasil logo após a realização do show.

Assim, na noite de 20 de julho de 69, duas mil pessoas protagonizariam o que seria um momento histórico para a cultura brasileira: o show Barra 69, a despedida de Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Antes do embarque para o exílio, eles ainda ouviram uma ríspida instrução das autoridades brasileiras: “Não voltem mais a este país. Se vocês voltarem, saiam do avião diretamente para a Polícia Federal, para nos poupar o trabalho de procurá-los”.

+Identifisignificados
Curiosidades