Identifisignificados

sem torquato, um mundo menos polêmico

Curiosidades

Provocativo, com espírito polêmico e exaltado, Torquato foi um ferrenho militante da contracultura no Brasil. Ao mesmo tempo em que comprava brigas e provocava com sua coluna Geléia Geral no jornal carioca A Última Hora, também mostrava as principais novidades do universo pop internacional e da cena underground brasileira.

Foi ele quem denunciou as máfias dos direitos autorais no País, desafiou o compositor Ataulfo Alves e protagonizou uma cena insólita no calçadão de Copacabana, quando encontrou seu desafeto, o humorista do Pasquim, Jaguar, que provocava os tropicalistas no semanário carioca. Sem dar chance ao humorista, totalmente pego de surpresa, Torquato arrancou seus óculos, jogou-os no chão e pisou em cima para surpresa absoluta do agredido. E completou com uma frase: “Você não precisa de óculos, porque é cego de tudo”.

Porém, esse mesmo contestador e inconformado, vivia em crise consigo próprio, angustiado e aflito. O alto consumo de álcool também contribuiu para acentuar o estado depressivo de Torquato. Assim, no mesmo ano que marcou a volta de Gil e Caetano ao país, o cenário cultural brasileiro foi palco de uma tragédia: o suicídio de Torquato no dia 10 de novembro de 1972.

Ele foi encontrado morto no banheiro de seu apartamento, após vedar as janelas e entradas de ar com lençol e abrir o gás do aquecedor. Deixou um bilhete com frases desconexas onde terminava recomendando que não acordassem o filho Thiago, de 3 anos.

Apesar da aparente tranqüilidade na comemoração de seu aniversário, dias antes, entre amigos e a esposa Ana, Torquato vinha sinalizando com suas atitudes que não estava bem. Queimou grande parte de seus escritos de poeta, se desfez de sua vasta coleção de literatura de cordel e destruiu sua máquina de escrever, dizendo que nunca mais voltaria a usá-la.

+Identifisignificados
Curiosidades