Ilumencarnados seres
júlio medaglia
Biografias
Maestro, arranjador e compositor, Júlio Medaglia nasceu em 1938 na cidade de São Paulo. No Brasil, fez curso de regência coral-sinfônica com Hans Joachin Koellreutter e, na Alemanha, estudou regência sinfônica e música contemporânea com os compositores Pierre Boulez e Karlheinz Stockhausen.
No início dos anos 60, Medaglia integrou o movimento Música Nova, organizado por um grupo vanguardista de músicos eruditos de São Paulo. Em 1967, participou do Tropicalismo, fazendo arranjos para algumas canções do disco Caetano Veloso, entre elas “Tropicália”, uma das mais emblemáticas do movimento.
Desde então, tem-se destacado como um dos mais versáteis artistas da música brasileira, atuando nas mais diversas frentes como autor e produtor de trilhas sonoras para cinema, peças de teatro e seriados de televisão, fora e dentro do país.
Também atua como organizador de festivais e como regente de orquestras européias e brasileiras, como as sinfônicas do Teatro Municipal de São Paulo e do Teatro Nacional de Brasília, além da Amazonas Filarmônica, de Manaus, da qual é o fundador. Medaglia também apresenta os programas Tema e Variações e Contraponto na Rádio Cultura FM, vinculada à Fundação Padre Anchieta. Polêmico articulista em jornais, já reuniu em livro (Música Impopular) uma série de textos sobre sua trajetória.
“a bomba explore lá fora
e agora, o que vou temer?
oh, yes, nós temos banana
até pra dar e vender”
Gilberto Gil e Torquato Neto