Ilumencarnados seres

rogério duarte

rogério duarte

Biografias

Artista gráfico, músico, compositor, poeta, tradutor e professor universitário, Rogério Duarte nasceu em Ubaíra, interior da Bahia, em 1939. No início dos anos 60, ele, sobrinho do sociólogo Anísio Teixeira, é enviado ao Rio de Janeiro para estudar arte industrial, tendo sido aluno de Max Bense (fundador de uma nova estética, de base semiótica e teórico-informacional).

a cultura, a civilização
só me interessam enquanto
sirvam de alimento,
enquanto sarro,
prato suculento, dica, pala,
informaçãoGilberto Gil e Rogério Duarte

Mais tarde, já trabalhando como designer, criou – entre muitos outros – os cartazes dos filmes Deus e o Diabo na Terra do Sol e Idade da Terra, do diretor Glauber Rocha, de quem era amigo. Participou do Tropicalismo como mentor intelectual, criador das capas dos principais discos do movimento e como co-autor de algumas músicas com Gil e com Caetano. Produziu também capas de álbuns de outros grandes artistas da MPB, como Gal, João Gilberto e Jorge Ben.

Como compositor, fez a trilha de Idade da Terra. Militante político de esquerda nos anos 60, quando foi preso e torturado, passando por hospícios, Rogério tornou-se hinduísta na década seguinte. Aprendeu sânscrito e traduziu o Baghavad Gita em versos. A obra, intitulada Canção do Divino Mestre, foi publicada em 1998, e teve como encarte um CD com musicalizações de trechos do livro, gravadas por vários artistas da MPB, entre eles Gil, Gal, Tom Zé, Chico César, Lenine, Arnaldo Antunes e Elba Ramalho.

Em 2003, foi publicado o livro Tropicaos, com toda a obra escrita de Rogério. Seu papel como um dos grandes teóricos da história do design no Brasil foi então resgatado, dando novas dimensões históricas à sua figura. Nos últimos anos, Rogério tem-se dedicado às aulas universitárias, ao estudo aprofundado da música, e ao hinduísmo.