Ilumencarnados seres

tom zé

tom zé

Biografias

Tom Zé nasceu na pequena Irará, interior da Bahia, em 1936. Em Salvador, estudou música na Universidade Federal da Bahia, tendo como professores Walter Smetak (compositor experimental) e Hans Joachin Koellreutter (o introdutor do dodecafonismo no Brasil). Nessa fase, começou a compor canções de forte teor satírico e político.

“nos braços de 2.000 anos
eu nasci sem ter idade
sou casado sou solteiro
sou baiano e estrangeiro” Rita Lee e Tom Zé

Já em São Paulo, deu sua contribuição original ao Tropicalismo com uma forte veia crítico-irônica. São desse período duas de suas músicas mais conhecidas: “2001”, parceria com Rita Lee; e “São São Paulo, meu amor”, vencedora do IV Festival de MPB da TV Record, em 1968.

No início da década de 70, Tom Zé ainda manteve certa popularidade com outro sucesso, “Se o caso é chorar”, de 1972. Porém, seus trabalhos seguintes, marcados pela inovação e pela inquietação criativa, levaram-no a um ostracismo, amargado até o final dos anos 80. Foi quando o norte-americano David Byrne, líder do grupo Talking Heads, o descobriu e o lançou nos Estados Unidos e na Europa. A partir de então, o trabalho e o nome de Tom Zé vêm sendo crescentemente prestigiados pelo público, no exterior e no Brasil. Sua carreira não parou mais, com constantes lançamentos de CDs e shows nacionais e internacionais.

Em 1997, lançou com José Miguel Wisnik a trilha Parabelo, feita para o balé do Grupo Corpo, de dança. No mesmo ano, lançou no Brasil e nos Estados Unidos o CD Com defeito de fabricação, logo seguido por Post modern Pilatos, um CD de remixes, feito por bandas internacionais.

Em 1999, emplacou turnê americana ao lado da banda Tortoise e teve seus CDs aclamados pela crítica internacional. Em 2000, com o novo disco Jogos de armar (faça você mesmo), inovou a idéia de autoria nas composições. No ano seguinte, fez nova trilha para balé do Grupo Corpo: “Santagustin”. Em 2006, aos 70 anos, lançou dois discos igualmente inovadores: Estudando o pagode e Danç-Êh-Sá, mantendo em seu trabalho o compromisso com a invenção musical.