Ilumencarnados seres

rogério duprat

rogério duprat

Biografias

Rogério Duprat nasceu em 1932 no Rio de Janeiro, mas foi em São Paulo que se radicou, tornando-se regente e compositor. No início dos anos 60, integrou o movimento de vanguarda erudita Música Nova, ao lado de Júlio Medaglia, Damiano Cozzella e Gilberto Mendes, entre outros. Ainda nos anos 60, viajou para Europa, onde estudou na França, com o compositor Pierre Boulez, e na Alemanha, com Karleinz Stockhausen.

tudo ido e lido e lindo e vindo
do vivido na minha adolescidade
idade da pedra e pazCaetano Veloso e Rogério Duprat

De volta, dedicou-se à criação de peças experimentais em computador, com Damiano Cozzella. Na Universidade de Brasília, onde lecionou, fez parte de happenings e manifestações de música aleatória. Como compositor de trilhas de cinema, foi premiado várias vezes, especialmente por músicas para filmes de Walter Hugo Khouri.

Sua intervenção no campo da MPB deu-se com uma participação das mais relevantes no Tropicalismo. Além do trabalho estreito com os Mutantes, Rogério Duprat foi o arranjador da maioria dos discos do movimento. Seus arranjos aliaram erudição, ousadia e inventividade. Um deles, o de “Domingo no parque”, classificou-se como o melhor do III Festival de MPB da TV Record, em 1967.

Na década seguinte, o maestro dividiu suas atividades entre arranjador e produtor musical para o mercado publicitário. Assinou arranjos para Chico Buarque, Nara Leão, Walter Franco, Jair Rodrigues, Gal Costa, Rita Lee e muitos outros, até decidir afastar-se das atividades artísticas por problemas auditivos. Rogério Duprat faleceu em outubro de 2006 na cidade de São Paulo.