Ilumencarnados seres
Três trópicos da tropicália
falando a linguagem das massas
Nós não fomos compreendidos pela ‘intelligentzia’. Nós fomos aceitos pela massa através dos festivais. Foi aí que o movimento explodiu. Porque falávamos a linguagem da massa. Essa é a força do movimento de Caetano, desse pessoal que entrou e ‘invadiu os cinco mil alto-falantes’, como ele mesmo diz.
No momento em que se deflagra um movimento revolucionário, aquele processo traz no seu bojo mil impurezas, mil coisas que às vezes nós próprios nos escandalizávamos e tentávamos voltar atrás um pouco, ou seja, ficávamos com medo. Foi o preço que o Tropicalismo pagou por ter que ser traduzido para uma linguagem de massa e ter sido vulgarizado. Num determinado momento, Torquato se opõe a isso. Capinam também. Capinam, com seus ‘botões sempre fechados’ da ‘Clarice’, não entendeu o significado mais libertário, a nível erótico e existencial do Tropicalismo. Ele acaba se rendendo ao PC. Mas nossa política era o Tropicalismo. Nosso profeta é Oswald de Andrade. Estávamos querendo deixar de ser colonizados, seguir um pensamento que não tivesse balizas. Uma crítica que se faz ao Tropicalismo é que os Beatles seriam uma baliza fundamental. Não é verdade. Eu acho que a problemática essencial do Tropicalisrno não é vinculável de forma imediata aos Beatles. Havia muito dessas coisas, como João Gilberto, Dorival Caymmi e muitos outros.
Aquela revolução foi abortada como quase todas as revoluções. E muita gente que está faturando em torno disso foi de certa maneira a negação do espírito mais criativo do Tropicalismo. Quem foi mais profundo nisso ou morreu, ou foram os artífices principais que, com todos os desvios, continuam ainda segurando essa batata. É o caso de Caetano, Gil e Tom Zé. É interessante o caso de Tom Zé. Com ele as coisas aconteceram de uma maneira meio milagrosa, porque ele foi paralelo ao movimento. Tom Zé já era tropicalista paralelamente porque ele já tinha começado desde a Bahia, antes até da deflagração nacional do movimento, e continuou o trabalho dele com uma vinculação muito grande.