Ruídos pulsativos

jovem guarda

Geléia Geral

Nome do programa musical estreado em 1965, na TV Record de São Paulo, Jovem Guarda era estrelado pelos artistas da chamada “geração iê-iê-iê”, e reunia, entre outros Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.

A Jovem Guarda, como também ficou conhecido o estilo e o próprio grupo de cantores e compositores que faziam o programa, surgiu num momento em que a música brasileira se debatia entre uma Bossa Nova mais conservadora e as canções de protesto. Atuando como tradutora nacional do rock-and-roll, a Jovem Guarda vai ganhar o grande público, tornando-se o primeiro fenômeno de massa da cultura pop no Brasil. Suas canções e guitarras elétricas despertam a atenção dos tropicalistas, que utilizam estrategicamente sua irreverência. A aceitação do “pop nacional” por Caetano Veloso e Gilberto Gil – a partir de uma dica de Maria Bethânia – foi decisiva para o movimento.

“e logo uma garota fez sinal para eu parar
e no meu calhambeque fez questão de passear não sei o que mas eu não acreditei
o calhambeque bip bip
o broto quis andar no calhambeque bip bip”
Versão: Erasmo Carlos

Augusto de Campos chama atenção para o fato de, mesmo cantando rock-and-roll, Roberto e Erasmo Carlos estarem muito mais próximos do estilo de cantar inaugurado por João Gilberto do que os novos bossanovistas, como Elis Regina, ou os cantores de protesto, como Geraldo Vandré. Atentos a essa nova informação, os tropicalistas não só defenderam a Jovem Guarda como cantaram músicas de Roberto e Erasmo Carlos em discos e apresentações.

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